​É isso que acontece quando você começa a estudar poker… | PokerLAB

Você já sentiu que não estava conseguindo aplicar nada depois que começou a estudar poker?

Todo jogador que já percebeu a necessidade de estudar poker para vencer, provavelmente já passou por esse questionamento pelo menos uma vez na vida.

Esses problemas são comuns e podem até parecer difíceis de serem superados… Mas, se tem algo que eu aprendi nessa vida é que nunca podemos subestimar a nossa capacidade de assimilar atividades complexas.

E assumir para si mesmo que você não tem conhecimento para lidar com determinada tarefa é o primeiro estágio de clareza para mudar essa situação e dominar aquela atividade.

Vale pro poker e vale para a vida. Porque como já diria o maravilhoso Jake, do Hora de Aventura…

Estudar pokerPor isso, eu decidi escrever esse artigo sobre os 4 estágios psicológicos para adquirir uma habilidade segundo a Programação Neurolinguística (PNL) aplicados quando você começa a estudar poker. E eu já vou te adiantar que a grande maioria para no terceiro.

Desta forma, espero que você identifique em qual fase se encontra e consiga se munir de ferramentas que te levem para o próximo estágio do seu desenvolvimento no jogo.

Bora lá!

Estudar pokerÉ quando você descobre o que é o poker.

Pense em uma pessoa que nunca sentou em uma mesa ou abriu uma tela em um software de poker. Ela não tem habilidade e também não tem consciência do que é necessário ser feito para começar a jogar.

Essa pessoa não sabe qual a ordem de mãos, que existe big blind, small blind, ante, ranges, pot odds, estratégia, torneios grandes, clubes de poker, jogadores profissionais…

Este é o estágio zero.

Neste momento não possuímos habilidade e nem consciência das possibilidades que existem naquele  determinado cenário.

estudar poker

É quando você não possui habilidade, mas tem consciência disso.

Aqui a pessoa já entendeu como funciona a dinâmica e qual é o objetivo do jogo. Consegue perceber a necessidade de aprender a definir ranges e pensar estrategicamente se deseja vencer.

É nesse ponto onde descobrimos que poker é um jogo de habilidade, que é necessário estudar para vencer, que é possível ganhar dinheiro com o jogo e que existem pessoas que vivem disso.

Nesse segundo estágio continuamos sem habilidade para realizar uma determinada tarefa, mas já ganhamos consciência que não somos capazes.

Também, nessa fase, começamos a entender tudo o que precisamos fazer para mudar essa realidade.

No caso do poker, é aqui que buscamos ganhar conhecimento. Vamos atrás de cursos, coach e materiais que nos ajudem a compreender as variáveis do jogo.

Quando temos o objetivo de nos tornarmos lucrativos estudando, entramos no Nível 3

estudar poker

Acontece quando você adquire uma habilidade e a executa de forma consciente.

Nesse momento a pessoa já começou a estudar poker, buscou cursos/ informações e começou a pensar nas variáveis do jogo antes de tomar qualquer atitude em uma mão. É quando um jogador para de agir por impulso ou “achismo” e começa a embasar as suas atitudes em fundamentos teóricos.

Nesse estágio, o nosso cérebro começa a levar mais tempo para tomar uma decisão. Isso acontece porque nossa mente precisa procurar mais lógica antes de dar uma resposta final.

Para chegar aqui é necessário dedicação nos estudos, paciência para lidar com o longo prazo. Além de muito foco para alcançar os seus objetivos de ser um jogador de poker melhor.

Esse terceiro estágio é o mais longo de todos, com uma duração que varia bastante de pessoa para pessoa e a grande maioria dos jogadores para nesse estágio.

É aqui onde o jogador começa colocar em prática as ações automatizadas que foram ensinadas para ele. Essas ações permitem que esse jogador seja lucrativo… mas até certo ponto. Isso normalmente acontece porque eles foram condicionados a repetir padrões, e nunca aprenderam a realmente pensar no jogo.

Por isso que aqui na PokerLAB sempre incentivamos nossos alunos a compreender os princípios e a pensar em como analisar cada uma das variáveis inerentes ao poker em cada contexto.

Dessa forma, as chances de se atingir o Nível 4 são incrivelmente maiores…

estudar poker

Chegamos ao quarto e último estágio quando você começa a estudar poker!

Ao atingir esse nível você possui habilidades suficientes para executar uma tarefa de forma inconsciente. Sim, inconsciente!

Sabe aquela mão que você não entendeu como um jogador profissional fez uma leitura tão precisa em tão pouco tempo? É porque eles já atingiram essa fase.

Isso acontece porque eles já internalizaram praticamente todas as variáveis do poker depois de muito tempo praticando e estudando o jogo.

A repetição e o tempo reforçam a habilidade e condicionam seu cérebro a executar uma tarefa cada vez em menos tempo. Assim, os jogadores conseguem executar os movimentos mais lucrativos sem necessidade de despender tanto tempo pensando.

A prática e o estudo fazem com que seja mais rápido e natural pensar em stack, posição, perfil, momento do torneio, tipo de jogo, range do oponente… tudo isso enquanto você joga várias telas simultaneamente.

Pode parecer difícil, mas não é impossível!

Muitas vezes vai parecer que você não está conseguindo aplicar o que acabou de estudar, mas lembre-se: a prática leva à perfeição.

Quanto mais você estuda, mais aprenderá as variáveis do jogo e saberá interpretá-las em todos os contextos, até mesmo quando você estiver em uma mesa com pessoas que “não foldam nada”.

Aprender a pensar em poker fará com que você crie a melhor estratégia para cada uma das situações, e cada vez mais rápido!

Por isso, se você quer ser bom no poker, não faça as coisas simplesmente por fazer e não se acomode. São poucas as pessoas que se dispõe e se dedicam a uma atividade de forma a alcançar esse quarto estágio.

E no fundo, os denominados “grandes gênios da humanidade” não são gênios, são pessoas comuns que estavam dispostas a ir além, a continuar estudando e se desenvolvendo quando todo mundo já se acomodou.

Faça cursos, estude e discuta mãos com os seus amigos, assim você conseguirá internalizar as atitudes mais lucrativas e futuramente seu cérebro vai conseguir processar todas as variáveis de uma forma mais rápida e eficiente, aumentando os seus resultados.

Agora você tem a ação: em qual estágio você está e onde quer chegar no poker?

Até o próximo artigo! #VOA!

estudar poker

Author: Bradley Watson