Segurança no PokerStars: ações e softwares proibidos | PokerLAB

Você ainda tem dúvidas quanto à segurança no PokerStars?

Ah, e antes que eu me esqueça, esse não é um “post patrocinado”, ou seja, eu não estou recebendo nada do PokerStars para falar sobre isso aqui na PokerLAB. Eu apenas resolvi me aprofundar no assunto já que recebo diariamente dezenas de mensagens nas redes sociais sobre o tema. 😁

Certamente você conhece alguém que já teve sua conta suspensa por um tempo ou até mesmo banida por praticar ações suspeitas enquanto estava jogando no software.

Todos os dias, uma quantidade significativa de dinheiro é movimentada dentro dos sites de poker, portanto, segurança é uma prioridade.

O PokerStars, especificamente, tem uma política extremamente rígida quanto a privacidade dos dados do jogador e principalmente quanto a ações que ultrapassem o que eles consideram aceitável como auxílio ao jogo on-line.

Para manter a segurança no PokerStars, a empresa investe muito em análises dos padrões das ações dos jogadores e no estudo de softwares de apoio.

Enfrentamos diariamente centenas de jogadores nos feltros on-line, cada um atrás de uma tela que pode ser um celular, um tablet ou um computador, em um local do mundo.

Por estar atrás de uma tela, não temos total ciência de quem são nossos oponentes, e muito menos o que eles estão utilizando para melhorar seu desempenho nas mesas.

No artigo de hoje, trarei as principais ações e softwares que são proibidos e podem levar ao congelamento ou até mesmo a suspensão da sua conta no PokerStars caso você seja pego fazendo utilização de alguma dessas práticas.

Vamos lá!

 

COLLUSION

segurança no pokerstarsO PokerStars considera ‘collusion’ ou ‘conluio’ quando dois ou mais jogadores fazem algum tipo de parceria e trocam informações sobre o seu jogo e/ou suas mãos em uma mesma mesa.

A troca de dados entre os jogadores faz com que esses players façam jogadas que normalmente não fariam, caso não tivessem acesso às informações das cartas dos parceiros.

Utilizando os padrões de jogadas individuais, que ficam armazenadas em um enorme banco de dados e que foram captadas durante toda a história do jogador no software, o PokerStars consegue detectar grande parte desse tipo de atividade que eles consideram não usual.

Essa quebra no padrão gera um alerta para a equipe de segurança do site que, a partir disso, realiza uma investigação manual e profunda de todas as mãos que os jogadores envolvidos na suspeita de collusion já participaram.

Se for constatado que um ou mais jogadores participaram de qualquer forma de trapaça, todas as contas são congeladas imediatamente para verificação, os donos são notificados e, poderão ser permanentemente banidos do site caso o ocorrido seja muito grave.

Há ainda casos de congelamento de contas durante um período determinado pelo próprio PokerStars como punição.

Cheguei a conhecer pessoas que ficaram com suas contas paradas durante 3 anos, isso pode acabar com a carreira de um jogador profissional.

Portanto, muito cuidado quando chegar naquela reta final do torneio junto com o seu amigo!

Sua conta e carreira no poker valem mais do que alguns dólares que você ganharia ao deixar de dar um all-in com 99, quando você sempre faria isso em ocasiões parecidas, só porque sabe que seu amigo tem JJ.

 

DATAMINING

segurança no pokerstarsAlém dos softwares usados individualmente, existem grupos de jogadores construindo grandes bases de dados com os perfis de cada jogador que já enfrentaram, a fim de vender o acesso a tais informações ou usar para seus jogadores terem vantagens nas mesas.

Esse processo é denominado ‘datamining’, ou seja, capturar o máximo de estatísticas possível, de modo a construir um banco de históricos de mãos para consulta futura.

Um jogador com acesso a uma base de dados como essa, tem em suas mãos informações detalhadas sobre grande parte dos seus oponentes, sem nunca ter jogado com eles.

Isso dá uma vantagem muito grande sobre todos os outros participantes da mesa.

Tendo em vista essa prática, o PokerStars promove aprimoramentos contínuos para impedir que esses dados sejam obtidos dentro da plataforma por jogadores que não estão sentados à mesa, punindo com banimento as contas que forem suspeitas de datamining.

 

GHOST

O famoso “Ghost” ocorre quando outra pessoa, além do próprio jogador dono da conta, começa a acompanhar a reta final de um torneio on-line e o ajuda a tomar as decisões na mesa.

Em alguns casos, essa segunda pessoa acaba decidindo 100% o rumo das mãos no lugar do dono da conta.

O PokerStars considera isso como trapaça e proíbe qualquer forma de comunicação com outros jogadores que ofereça comentários ou conselhos, em tempo real, sobre o estado do jogo.

O grande problema nesse ponto é que dificilmente essa prática tem como ser provada, ainda que boa parte da comunidade do Poker saiba que isso existe e, infelizmente, a tendência do uso do ghost é só aumentar.

Ser contra esse tipo de ação e incentivar seus amigos a não praticar, ou ao menos ‘diminuir a frequência do ghost’, deveria ser um compromisso de todos os jogadores, pois a sua prática acaba ultrapassando os limites éticos.

Imagine você, jogando a reta final de um grande torneio, enfrentando um jogador há horas e, do nada, ele começa a mudar seu comportamento?

Isso acontece porque há mais diversas cabeças experientes reunidas jogando com ele.

Todas as mãos, discutidas em tempo real.

Certamente isso fará com que as atitudes tomadas sejam muito mais lucrativas do que se eles estivessem separados.

 

SOFTWARES

segurança no pokerstars

Atualmente há diversos softwares que auxiliam os jogadores a compreender a matemática do jogo e a interpretar as estatísticas, para terem melhores resultados.

O uso de algumas dessas ferramentas enquanto você joga é proibido pelo PokerStars, e pode culminar em uma notificação via e-mail, ou até mesmo no congelamento/ banimento da sua conta.

Portanto, muito cuidado ao utilizar os programas de estudo enquanto você estiver com o PokerStars aberto.

As ferramentas que simplesmente relatam informações básicas do estado do jogo, bem como programas que monitoram e exibem estatísticas com base numérica utilizando informação acumulada durante os seus próprios jogos, como o Hold’em Manager e o Poker Tracker, estão autorizados.

Ainda assim, a lista de softwares proibidos é extensa, essas são ferramentas que, no geral, dão uma grande vantagem técnica aos jogadores que os utilizam enquanto estão nas mesas.

Para evitar receber uma notificação do PokerStars, segue a lista atual dos programas que tem seu uso proibido enquanto você joga on-line:

segurança no pokerstars

Essa é a atual lista fornecida pelo PokerStars, vale lembrar que essa lista pode ser alterada sem aviso prévio.

Isso porque constantemente o site avalia os novos programas e re-examina todos os softwares autorizados e proibidos, de modo a manter sempre atualizados de acordo com os termos de serviço da empresa.

Aproveitando o artigo, vale também compartilhar um vídeo muito interessante onde o PokerStars mostra como é o sistema de embaralhamento de cartas.

Então, se você tem dúvidas ainda se tem alguma trapaça no software, vale assistir esse vídeo!

Como o PokerStars embaralha as suas cartas:

https://www.youtube.com/watch?v=hBpgUoNSi2w


Espero que tenha esclarecido pra você quais são as principais ações que o PokerStars considera como trapaça e estão passíveis de punição ou banimento do site.

Nunca se esqueça que, se você quer construir uma carreira e fazer do poker a sua vida, ter uma conta em seu nome é essencial para muitas das etapas necessárias para alcançar esse objetivo.

Grandes times exigem que você tenha a conta em seu nome, além de que, para retirar grandes premiações, você precisa ter a conta autenticada e com os documentos em ordem.

Portanto, não deixe que besteiras como essas possam fazer com que você não consiga alcançar seus objetivos no longo prazo do jogo.

E agora você já sabe… qualquer dúvida é só mandar bala nos comentários! #VOA

E nos vemos nas mesas! 😉

Ramon Sfalsin
PESCANCO

Author: Bradley Watson